428607143_797101375793527_2601713995827774919_n

Caminhadas | IMPONENTE E FRÁGIL MARÃO

O caminho é fantástico bordeado por vários exemplares de vegetação autóctone como tojo, as urzes, a carqueja, o carvalho, os fetos, o castanheiro, e a peste das mimosas que nestas paragens chegam a atingir a dezena de metros. No cume, a 1416 metros, ergue-se a Ermida da Senhora da Serra do Marão, cuja romaria se conhece em Portugal por ser a “Romaria mais alta de Portugal”. No cimo a paisagem transforma-se e imagine-se… em dias muito claros (sem neblinas no horizonte), vê-se o próprio Oceano Atlântico. Imponente, robusto e frágil este Marão.
Porque o momento exige as fotos da “praxe” seguimos pela cumeada, avistando aqui e ali diversas ravinas e escarpas.
É um ambiente típico de montanha, onde os trilhos e carreiros também dão lugar a estradões e muita cascalheira. Mafômedes, onde começamos o trilho de 18 km é uma aldeia remota bem longe da agitação e onde corre o pequeno Rio Teixeira, afluente do rio Douro, encaixado entre duas íngremes encostas da serra. É um lugar lindo, venturoso e mágico.
Bem perto, ainda para visita “obrigatória” temos a mina do Teixo situa-se na colina que forma o maciço central da Serra. Também conhecidas por minas de Penedo Ruivo, teve atividade para obtenção de estanho,, sendo que a laboração principal foi entre 1940-1968, quando para além da extração posterior de cassiterite, columbite/tantalite.
Uma rota a não perder…