Quem Somos

I – Nota introdutória

A Freguesia de Ponte foi crescendo e ganhou o estatuto de Vila.  Aliado a este desenvolvimento urbano constatou-se também a ausência de estruturas de apoio que pudessem proporcionar aos habitantes da Vila de Ponte alternativas lúdicas, culturais e desportivas para lá das tradicionalmente existentes.

Este anseio despertou num conjunto de cidadãos a necessidade de se incrementar uma estrutura com esse fim que preenchesse outros campos de acção que permitam aos habitantes da nossa terra uma maior valorização das suas potencialidades ou anseios.

Assim surgiu, em 2 de Agosto de 2001 a ARCAP- Academia Recreativa e Cultural Amigos de Ponte.

É uma associação sem fins lucrativos, vocacionada para a prática, fomento e desenvolvimento de atividades recreativas, culturais, desportivas e aproveitamento de tempos livres alternativos aos já existentes.

II – Objectivos e estratégias

O plano de ações que se apresenta pretende, para além das atividades desenvolvidas pela ARCAP em 2020, melhorar e tornar mais eficaz a promoção do desenvolvimento do tecido social através de estratégias de formação e informação.

Para a prossecução do seu objetivo, a ARCAP poderá projetar e desenvolver atividades de caracteres diversos, recorrendo nomeadamente:

  • Promoção e dinamização de projetos de utilidade pública para o desenvolvimento do tecido social através de estratégias de formação e informação;
  • Cooperação com associações, cooperativas e entidades oficiais desde que tal cooperação se mostre necessária ou conveniente para a prossecução dos fins da ARCAP;
  • Celebração de  protocolos e acordos com quaisquer entidades (públicas ou privadas) que se disponham a colaborar e prosseguir os propósitos da ARCAP.

III – Atividades previstas

No Programa de Atividades, para o ano de 2020, teremos como grandes áreas de atuação, as áreas:

  • Desportiva
  • Formativa /Informativa
  • Cultural
  • Comunitária

Cultura – Através de atividades culturais estamos a desenvolver aptidões técnicas e a incentivar o indivíduo a expressar emoções, vivências, estados psíquicos ou pensamentos, a olhar atentamente para o mundo à nossa volta e assim poder comunicar em harmonia com o homem e a natureza. É também nosso objectivo com o trabalho que estamos a desenvolver nesta área, levar cada vez mais as pessoas a amar a cultura através de várias atividades musicais teatrais,

Desporto – Pretendemos formar homens e mulheres capazes de transmitir valores para a sociedade e desta forma dar oportunidade a todos de contribuir para uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna. . Criar desafios para o corpo e para a mente onde se encontre sempre patente o espírito de grupo e uma relação íntima entre o homem e a natureza.

Formação e Informação – A necessidade de nos dotarmos de meios capazes de responder de uma forma rápida e eficaz ao mundo atual, leva-nos a apostar na formação e informação.

Programas Comunitários – Desenvolver a prática de actividades culturais, recreativas e de solidariedade social, no âmbito do apoio à integração social e comunitária.

Este programa previsto, ao longo da sua execução poderá sofrer diversas alterações, uma vez que os programas são projetos que estão em constante desenvolvimento e que se vão adequando às realidades temporais e, espaciais e sobretudo aos recursos humanos, a componente mais importante destas projeções.

Deixe uma resposta